Diogo Monzo

34 anos
Nascido em Barra do Piraí - RJ

Biografia

Diogo Souza Vilas Monzo, brasileiro descendente de italiano, nasceu em Barra do Piraí, em Abril de 1985. É filho de Rosiene Aparecida de Souza Vilas e Renato Monzo. Desde criança teve contato com a música brasileira. Tocava instrumentos de percussão, tendo destaque o pandeiro. Aos 15 anos de idade, na Escola de Música da Associação Batista Centro Sul Fluminense, sediada na Segunda Igreja Batista de Barra do Piraí, Diogo enfim decidiu seguir a carreira de músico, sob a orientação do professor Rogério Toledo, dedicando-se totalmente ao piano.

Diogo atuou como Ministro de Música da Segunda Igreja Batista de Barra do Piraí – RJ – 2008 a 2012, onde teve um crescimento musical de um valor inestimável. Lá, realizou várias atividades: desenvolveu projetos com coros de todas as faixas etárias; fundou uma escola de artes; desenvolveu projetos sociais na área de música, em que atendeu mais de 200 crianças e suas famílias; solidificou a orquestra da igreja; e produziu musicais com mais de 300 pessoas atuando, entre músicos, atores e dançarinos. 


No ano de 2004, começou o curso de bacharelado em piano, no Centro Universitário Conservatório Brasileiro de Música – RJ, sob a orientação da professora Maria Tereza Soares. Teve  aulas ainda com as professoras Talitha Peres e Maria Teresa Madeira. Diogo concluiu o curso com louvor, obtendo a nota máxima em sua prova final de piano. No ano 2016 concluiu o Mestrado em Música em Contexto na UNB (Universidade Federal de Brasília) sob a orientação do professor Dr Ricardo Dourado Freire. No ano de 2017 trabalhou como professor substituto na UFG (Universidade Federal de Goiás). Atualmente Diogo é doutorando em música pela UNIRIO (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro) sob a orientação do professor Dr Clifford Hill Korman.

Após o término de seu curso de graduação, continuou a estudar. Apaixonado pela criação, aprofundou seus estudos de harmonia e improvisação no Centro Musical CIGAN RJ. Berklee On The Road - The Art of Improvisation, com oficinas em Songwriting, Arranging e com o pianista Laszlo Gardony. Tendo aulas ainda com os pianistas Roberto Alves, Rafael Vernett e Cliff Korman. No ano de 2011 Diogo teve um grande encontro com o pianista e compositor Jeff Gardner, autor de "Jazz Piano: Creative Concepts and Techniques" (ex professor da New York University), de quem passou a ser aluno.

Selecionado entre os Top 5 no “Made in New York Jazz Competition”, escolhido uns dos melhores instrumentistas do ano de 2015 pelo site "melhores da música brasileira" - pelo disco "Meu Samba Parece Com Quê?" e em 2018 pelo disco "Diogo Monzo Filho do Brasil". Autor do cd “Diogo Monzo Filho do Brasil” lançado pela gravadora “Biscoito Fino”. Autor do CD “Luiz Eça por Diogo Monzo”, um tributo em homenagem ao pianista e compositor brasileiro Luiz Eça. Autor do livro e do CD “Hinos Tradicionais Sob Uma Nova Concepcão” e do CD “Meu Samba Parece Com Quê?". Tem se apresentado em diversas salas, auditórios, programas de televisão e festivais, tais como: Teatro Oriente, Chile, O Castelo da Quinta da Regaleira em Sintra, Portugal, Festival de Outono em Aveiro, Portugal, Semana da Arte Brasileira em Sofia, Bulgária, Haezor em Tel Aviv, Israel, Universidade de Lisboa, Portugal, Academia de Música, Teatro e Artes em Plovdiv, Bulgária, Blue Note RJ, JazzB, Sala Baden Powell, Teatro Nadir Saboya, Theatro José de Alencar, Fortaleza, Clube do Choro, Sala Cecília Meireles, auditório Lorenzo Fernandez, Festival de Inverno de Petrópolis, Sesc em Barra do Piraí, Festival vale do Café, Ipiabas Blues Jazz Festival, Auditório da Faculdade Batista do Rio de Janeiro, Sesc em Brasília, Festival Café Cachaça e Chorinho, Sala Thomas Jefferson em Brasília, Triboz RJ, no projeto “Série Mini Recitais” transmitido pela UnB TV, no programa "Palco" da TV Record, no programa “Músicas que Elevam” da Boa Vontade TV (Canal 20 da Sky, 212 na Oi TV), no programa “Refrão” na TV Câmara, no programa “Espaço Cultural da TV Senado, no programa “Partituras” da TV Brasil e no programa “Sem Censura” da TV Brasil. No dia 4 de Dezembro de 2015 fez a sua estreia na Europa, onde apresentou três concertos de piano solo na Hungria, Itália e Portugal. No dia 21 de Maio de 2016 fez a sua estreia nos EUA, em Nova York, no Tribeca Performing Arts Center junto com grandes nomes do jazz como Rufus Reid, Tommy Campbell, Philip Harper e Bobby Sanabria. Desde então, Diogo tem se apresentado pelo Brasil e em diversos países.

© 2018 Diogo Monzo. Todos os direitos reservados.

  • facebook
  • Instagram Social Icon
  • Google+ Social Icon
  • twitter